sábado, 31 de março de 2012

Carteira no Bolso Traseiro

Isso é algo que nós não prestamos atenção em nossa vida diária, mas pode produzir múltiplos problemas da coluna, especialmente para aqueles que ficam muitas horas sentados.


Muitas das coisas simples que fazemos repetidamente por anos podem causar tantos problemas. Andar com a carteira no bolso traseiro da calça e se sentar em cima dela é um dos exemplos. É mais prático e bonito guardá-la no bolso de trás, mas o efeito prejudicial que a carteira gera em sua coluna é muito forte.




O peso que cai sobre as nádegas deveria ser igualmente distribuído entre os dois lados pois somente assim a coluna manterá o alinhamento normal.

Ao sentar-se, a carteira pressiona os músculos do glúteo, principalmente o piriforme,   isto pode comprimir o nervo ciático, que passa por baixo do músculo piriforme e leva a síndrome do piriforme, dor lombar e ciática auto-infligido. 





A carteira funciona como uma cunha que força a pélvis, coluna e corpo para fora do alinhamento.

  
A alteração na simetria causa um aumento da carga na articulação sacro-ilíaca que junta a coluna vertebral com a bacia. Dor no glúteo ou coluna lombar, adormecimento ou dor na perna irradiando até o pé são alguns dos sintomas comuns em homens que costumam levar a carteira no bolso traseiro. Homens que sofrem mais são os que dirigem muitas horas ou que trabalham sentados para exercer seu emprego.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Salto Alto e a Coluna

     Para qualquer mulher, o salta alto funciona como uma espécie de arma secreta. Ele a deixa mais alta, bonita e elegante. Porém, seu uso prolongado pode causar sérios danos à saúde, como o encurtamento de músculos e tendões da panturrilha, joanetes e, principalmente, problemas de coluna e joelhos.


     Os sapatos tem a função de suportar o peso de todo o corpo, dando estabilidade, postura e conforto. Mas não é isso que acontece quando se usa um sapato de salto alto ou fino. Ao elevar o calcanhar, o salto faz com que mulher:

  • Deposite todo seu peso sob os pés, uma região frágil, o que oferece pouca sustentabilidade ao corpo – situação prefeita para quedas e torções;
  • Ande com os joelhos mais dobrados, facilitando a ocorrência de lesões e tendinites nestas articulações;
  • Desloque totalmente seu corpo para frente e o quadril para trás, aumentando o ângulo de curvatura lombar, causando a chamada hiperlordose.




“O salto alto é um veneno para a coluna feminina, 
pois provoca mudanças na angulação do cérvix do fêmur, 
que tende a pressionar a cartilagem do acetábulo e, com o 
tempo, desgastá-la causando deformidades, 
descontrole postural e mudanças na marcha”, explica
 Helder Montenegro, fisioterapeuta e fundador do Instituto de 
Tratamento da Coluna Vertebral.





O uso se reflete na pisada, no joelho, na tíbia, no quadril e claro, na coluna vertebral. Estudos afirmam ainda que o uso contínuo faz com que os músculos da panturrilha se encolham e se atrofiem, por isso quem usa sempre, sente dores ao usar sapato baixo.







Os saltos altos não dão estabilidade porque mudam o centro de gravidade pra frente, e ainda são grandes causadores dos entorses, além da fascite plantar, e os primeiros sintomas são dores no calcanhar, nas pernas e na coluna lombar.





Pesquisas recentes sugerem que 1/3 das mulheres sofrem de alterações ortopédicas permanentes oriundas do uso prolongado de saltos. De acordo com estudo feito pela ortopedista Cibele Réssio, da Unifesp, dentre as usuárias de salto-alto: * 20% sentem dor a partir do momento que calça os sapatos * 40% sentem dor apenas duas horas após o início uso * 30% sentem dor apenas quatro horas após o início do uso * 10% não sentem dor mesmo após quatro horas de uso.


Algumas dicas para escolher o calçado ideal:

  • deve-se deixar um dedinho de folga entre o último dedo e a ponta do calçado;
  • experimentar no final do dia, pois o pé incha ao longo do dia;
  • experimentar sempre os 2 pés;
  • andar com os 2 pés simulando sua caminhada normal;
  • se o bico for fino, não deve apertar os dedos;
  • solado o mais flexível possível;
  • solado sempre anti-derrapante;
  • nem largo, nem apertado: confortável;
  • não ser de material duro;
  • e… claro, preste atenção na altura do salto: não mais de 3 cm e não rasteirinha!

Leia mais detalhes nos sites: 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Espondilolistese

O que é?

É um deslizamento de um corpo vertebral no sentido anterior, posterior ou lateral em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento para frente de uma vértebra em relação a outra subjacente, ocasiona dor ou sintomatologia de irritação de raiz nervosa.


Classificação


A mais aceita é a classificação de Wiltse e Bradford que tem como diferencial a etiologia do escorregamento vertebral. As listeses são divididas em 5 grupos da seguinte forma – Displásica – Anomalia da porção superior do sacro ou do arco de L5, Ístmica – Lesão do istmo vertebral por fratura de fadiga, Degenerativa – Secundária a processo degenerativo do disco ou articulação intervertebral posterior, Traumática – Fratura aguda do arco posterior da vértebra, Patológica – Enfermidade óssea que acomete o arco posterior (tumor ósseo, etc).
Estes deslizamentos vertebrais foram classificados por Meyerding conforme sua intensidade. Grau I de zero a 25%, Grau II de 25% a 50%, Grau III de 50% a 75% e Grau IV de 75% a 100%. O Grau V seria a pitose vertebral.

    Grau I              Grau II                Grau III              Grau IV

Como Ocorre?

São resultantes de movimentos repetitivos de extensão da coluna (dobrar as costas para trás). Isso causa o enfraquecimento dos anéis das vértebras lombares, eventualmente levando a uma fratura deles. Menos freqüentemente, essa condição pode ser causada por um trauma nas costas.
Alguns médicos acreditam que algumas pessoas nascem com anéis vertebrais fracos.




Sintomas

  • Dor Lombar
  • Dor irradiada (dor Ciática)
  • Dor nas pernas ao caminhar
  • Formigamento
  • Encurtamento dos músculos posteriores das pernas
  • Perda de força e coordenação dos movimentos
  • Incapacidade de andar




Causas

A espondilolistese degenerativa ocorre em adultos e idosos, pois é provocada pelo desgaste das articulações facetárias, como parte do quadro de degeneração da coluna.
A espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das articulações facetárias, que pode ser de natureza congênita ou devido a lesões ocorridas na infância. Como pode ser por uma má-formação congênita, a espondilolistese ístmica é comum na infância e adolescência.
Diagnóstico e Exames
Raio X e a Ressonância Magnética
 
Tratamento
  • Quiropraxia  até o Garau II
  • Medicações (Antiinflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos, etc)
  • Fisioterapias
  • Acupuntura
  • Reabilitação Muscular
Cirúrgico
(Na falha dos tratamentos conservadores ou alterações neurológicas)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Compressa: Quente ou Fria?

 O uso do Calor ou Frio para o alívio da dor?


As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapeuticas. 

Calor = Frio Há vários tipos de distúrbios onde o calor e o frio produzem efeitos semelhantes. O espasmo muscular que acompanha a hérnia de disco, lombalgias, cervicalgias, e problemas articulares podem ser reduzida por esses dois processos. 

Que efeitos fisiológicos proporciona a Crioterapia?
• Anestésico;
• Diminuição da dor;
• Diminuição do espasmo muscular;
• Estimula o relaxamento;
• Permite a mobilização precoce;
• Melhora a amplitude de movimento;
• Reduz o edema e hematoma;
• Diminui a circulação e os processos inflamatórios;
• Preserva a integridade das células do tecido lesado (evita morte celular).

Técnica de Tratamento
O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 10 minutos, no local da dor, 3 vezes ao dia.
O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema. O uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Nestes casos é preferível usar calor.



Que efeitos fisiológicos proporciona o Calor?

1. Alivia a dor.
2. Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.
3. Diminui a rigidez das articulações.
4. Melhora o espasmo muscular.
5. Melhora a circulação.
A aplicação do calor, promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.

Contra-indicação
Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Técnica de Tratamento
O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na freqüência de 3 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.



Bolsas Frias 
As marcas comerciais usualmente contêm gel de sílica e está disponível no mercado em diversos tamanhos e formatos para cobrir a área a ser tratada de forma mais adequada. As bolsas podem ser guardadas em uma unidade especial de refrigeração ou em freezer doméstico. A temperatura de armazenamento deve ser de aproximadamente -5ºC por pelo menos 2 horas antes de uso. Por razões de higiene, deve se colocar uma toalha entre a bolsa e a superfície da pele. O ar é um condutor térmico pobre, portanto, devemos molhar a toalha com água para que facilite a transferência de energia.


Bolsas Quentes


 Essas bolsas também podem ser usadas para calor, é só colocar em uma panela água para ferver após retirar do fogo e colocar a bolsa na água quente, esperar uns 5 minutos e retirar, não utilizar objetos pontiagudos.
Por razões de higiene, deve se colocar uma toalha entre a bolsa e a superfície da pele.  








terça-feira, 20 de março de 2012

Quiropraxia e a ATM


VOCÊ POSSUI DORES E ESTALOS AO MASTIGAR? ESCUTA ZUNIDOS OU TEM DORES DE OUVIDOS FREQUENTES?BRUXISMO? TEM DIFICULDADES EM ABRIR A BOCA?


A QUIROPRAXIA PODE AJUDAR VOCÊ!  





Oclusão, o que é?

Oclusão é o ato, o fechamento, o contato entre os dentes superiores e inferiores. A oclusão normal é quando ocorre um encaixe correto entre os dentes da arcada superior e os dentes da arcada inferior, como engrenagem em uma máquina. 

Problemas na Oclusão.

Má oclusão é qualquer desvio do encaixe correto entre os dentes, que pode se instalar no primeiro ano de vida, na fase em que nascem os dentes de leite. Do ponto de vista da saúde, os danos podem ser severos, predispondo o indivíduo a problemas na articulação têmporo-mandibular – conhecida por ATM (problemas de dor de cabeça, comprometimento da audição), desvios de postura e problemas na região onde se inserem os dentes. 



A ATM

     A articulação têmporo-mandibular é composta por duas estruturas que fazem a ligação entre a mandíbula e o crânio. A ATM esquerda e a ATM direita, situadas em cada lado da cabeça, funcionando em uníssono e sincronizada, trabalhando com equilíbrio neuromuscular.
  É ela que permite que a boca se abra, se feche, enfim, que realize suas funções/movimentos, como falar e mastigar.
     Entre o osso da mandíbula e o do crânio existe um disco articular (como na coluna) que limita os movimentos e diminui o atrito um no outro.
    Quando ocorre uma falta de coordenação na ATM, o disco articular não cumpre o seu papel e surge uma disfunção da ATM. Uma sinal é a produção de estalidos de curta duração, como um “click”.
      Num estágio mais avançado, aparece um outro ruído, mais acentuado, parecido com um “creck”. É o som de duas superfícies ósseas em contato, significando que o disco está perfurado e não está conseguindo acompanhar o movimento. Daí o barulho começa a incomodar a mastigação, o bocejo a até a fala.
   O desequilíbrio da oclusão leva ao desequilíbrio neuromuscular. Quando o problema persiste, ultrapassando os limites de adaptação defensiva, além da disfunção ao nível de ATM e muscular, poderão surgir dores de cabeça, do pescoço, do ouvido, na região supra-orbitária e na região cervical.
      Problemas na articulação da mandíbula pode não ser apenas um problema de dentes.
  A quiropraxia pode exercer um papel importante neste reequilíbrio, enfocando a causa/efeito. Como peças de dominó, primeiro isolando para depois harmonizar.

  Através dos ajustes e da liberação muscular realizados com a quiropraxia pode ser restaurado o movimento normal da sua articulação facilitando a abertura da boca, aliviando a pressão que o disco articular esta sofrendo, diminuindo inflamação, zunidos, dores de ouvido e dores de cabeça.



 
AGENDE UMA CONSULTA, TIRE SUAS DÚVIDAS E APROVEITE PARA DESCOBRIR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A QUIROPRAXIA PODE LHE TRAZER!


segunda-feira, 12 de março de 2012

VOCÊ SABIA?

Você sabia que 60 a 80% da população mundial já sofreu ou sofre de dores nas COSTAS, principalmente na COLUNA LOMBAR?



QUAIS AS CAUSAS DAS DORES LOMBARES?

Essas dores podem ser em decorrência de uma postura errada (para trabalhar, dormir, assistir televisão...) por longos anos, por carregar peso, pelo uso excessivo de salto alto, pelo stress, entre outros inúmeros fatores.

Muitas vezes essa dor lombar é causada por uma hérnia de disco.



HÉRNIA DE DISCO:

O disco vertebral é uma estrutura fibrosa que se localiza entre as vértebras e serve como amortecedor dos impactos do dia-dia.

Quando rompem essas fibras o núcleo do disco se desloca para fora da vértebra, esse deslocamento dá origem a hérnia discal que pode acabar comprimindo a raiz nervosa, promovendo aumento da dor, perda de força, atrofia muscular, formigamento e dormência.



QUIROPRAXIA:

Quiropraxia é uma profissão que trata de problemas ósseos e musculares através do reposicionamento das articulações (ajustes vertebrais) que se encontram desalinhadas ou com restrição de movimentos. Normalmente esse reposicionamento é feito de forma manual, sem uso de medicamentos ou qualquer outra forma mais invasiva (sem cortes).




QUIROPRAXIA x HÉRNIA DE DISCO


Os ajustes realizados pelo quiropraxista promovem o realinhamento das articulações descomprimindo a raiz nervosa, diminuindo a inflamação, a dor e a tensão muscular, permitindo que a pessoa, na grande maioria dos casos, leve uma vida sem dores e evitando a necessidade de intervenção cirúrgica.

quinta-feira, 8 de março de 2012

História da Quiropraxia No Exterior


 

Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.
A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.

Datas Marcantes:

1895- D.D. Palmer desenvolve o conceito da quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa.
1897- A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.

1905- Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.

1923- Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925, e New Foundland a última em 1992. 

1933- O “Conselho dos Estados Unidos de Conselhos Estaduais Examinadores da Quiropraxia” é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” em 1974.

1939- O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.

1944- A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quirpraxia” é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa. 

1963- O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados. 

1974- O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa e Austrália/Nova Zelândia. 

1979- A “Quiropraxia na Nova Zelândia”, o relatório da comissão Neo-Zelandeza de inquérito sobre a Quiropraxia é publicado. Essa foi a primeira comissão governamental judicial, ouvindo evidências sob interrogatórios cruzados, quando examinando pacientes, quiropraxistas, médicos e outros, quanto ao papel da profissão de Quiropraxia. As recomendações da comissão endossam firmemente os serviços da Quiropraxia e pedem a cooperação da Medicina. O relatório tem um tremendo impacto internacional.

1987- Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitida, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente. 

1988- A “Federação Mundial de Quiropraxia” é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações nacionais de Quiropraxia em mais de 70 países, passa a ter relações oficiais com a “Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma organização não governamental, ou “ONG”, em janeiro de 1997.



1993- O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo Governo por economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda um papel fundamental para a Quiropraxia no caso de pacientes com dores nas costas, baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes e conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem. 

1994- Painéis de especialistas financiados pelo Governo para desenvolver regras baseadas em evidências para o tratamento de pacientes com dores nas costas nos Estados Unidos (“agência para política de tratamento da saúde e pesquisa”) e no Reino Unido (“Grupo orientados de diretrizes clinicas”) proporcionam os primeiros relatórios afirmando que a manipulação é um tratamento comprovado e preferido para a maioria dos pacientes com dores lombares agudas. 

1996- O Governo dos Estados Unidos inicia um financiamento oficial para uma agenda sistemática de pesquisa em Quiropraxia. Para continuar essa agenda, o “Centro Consorcial para Pesquisa em Quiropraxia” é formado em 1997, composto de Escolas de Quiropraxia, Departamentos Universitários de Pesquisa e Agências do Governo Federal. Tem como sede a Faculdade de Quiropraxia Palmer (Palmer College of Chiropractic) (Quiropraxia Uma Profissão na Área da Saúde, David Chapman-Smith)