segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quiropraxia e a Gravidez



     Tratamento quiroprático para mulheres grávidas? Com certeza! Isso é uma das melhores coisas que podem ser feitas para as futuras mães e seus futuros filhos.
    O início da gravidez traz muitas alegrias para as novas mamães, mas também muitas delas enfrentam uma grande vilã: a dor nas costas.
     Mulheres grávidas vêm tendo maior responsabilidade pelo seu corpo e sua gestação. Elas estão se informando mais, fazendo mais perguntas, comendo melhor, exercitando- se e buscando uma vida mais saudável, cuidando melhor de si mesmas. Dentro deste propósito devemos considerar a Quiropraxia como uma parte essencial do programa de vida saudável da gestante.

Por que minhas costas doem tanto quando fico grávida? 

     Há poucas coisas na vida que induzem mais tensão em sua coluna do que a gravidez. Sua coluna tem que se adaptar à nova postura e seu peso muda a cada mês, e comumente esse desconforto se transforma numa dor na região mais baixa da coluna. Muitas mulheres acreditam que essas dores são normais na gravidez. Mas não deveriam ser. Seu corpo foi feito para compensar e se adaptar naturalmente à gravidez, e se você está sentindo dores, algo está errado e precisa ser corrigido. Não só por você, mas também para o bom desenvolvimento e crescimento de seu bebê. 
A lombalgia na gravidez é uma ocorrência comum. Cerca de 61% das grávidas apresentam este sintoma. Isto ocorre não somente devido ao aumento do peso corpóreo, mas também pelo fato que o “centro de gravidade” é alterado, mudando completamente a postura da nova mamãe, e muitas vezes trazendo desconforto. Além disso, o processo de gravidez envolve alterações hormonais que afetam o corpo como um todo, alterando o metabolismo e estrutura das articulações.
     Nos Estados Unidos, muitas grávidas utilizam outros tipos de terapias para o alívio destes sintomas, como Massagem, Acupuntura, Relaxamento, Yoga e Quiropraxia.

Benefícios da Quiropraxia no pré-natal para gestante e seu bebê:
· Redução das dores nas costas durante a gravidez
· Redução da pressão intra-uterina e posição invertida do bebê
· Redução do tempo de trabalho de parto
· Redução da dor no parto e da utilização de muitos remédios
· Redução do risco de lesões com o bebê


     Redução do trabalho de parto que irá ocorrer normalmente pelo resultado dos músculos do útero e abdominais que estarão balanceados e trabalhando juntos com as contrações. Isso é possível porque o sistema nervoso está livre de stress (interferência), deixando o músculo otimizar as contrações no trabalho de parto. Mulheres que recebem ajustamentos quiropráticos durante sua primeira gravidez possuem trabalho de parto mais rápidos em média 24%. Mulheres de gestações subseqüentes possuem um trabalho de parto mais rápido em 39% comparado a pacientes sem auxilio da quiropraxia.

  Há redução da dor no parto e menor utilização de medicamentos através da aprendizagem que seu corpo deve funcionar melhor. Gestantes ativas durante a gestação fazem com que o corpo mantenha-se saudável e forte. Preparando o organismo para o desafio do parto através de exercícios para a pelve feitos no chão. Esses exercícios irão manter os músculos do fundo da pelve a ficarem mais tonificados e ajudam a prevenir fatiga. O resultado serão contrações mais produtivas e controláveis.
  A pelve da mãe deve ser corrigida de possíveis desalinhamentos, pois a pelve alinhada na posição correta, facilita o nascimento, reduzindo assim o risco de sangramentos do cérebro, distorções do crânio no feto, e diminui a necessidade de vacum ou fórceps no parto.
     O tratamento com Quiropraxia baseia-se na manipulação articular, que além de trazer uma melhora na amplitude de movimento articular, traz também um alívio dos sintomas que tanto incomodam nesta fase. O Quiropraxista está habilitado para avaliar, examinar e decidir qual a melhor técnica a ser utilizada em cada situação.Muitas grávidas têm se beneficiado deste tratamento, pois além de ser uma terapia não invasiva, traz resultados rápidos e eficazes.
  O tratamento deve ser minuciosamente explicado e discutido, pois apesar de não apresentar riscos, os três primeiros meses de uma gestação apresentam um alto índice de aborto espontâneo, que muitas vezes podem ser associados erroneamente à técnica.