domingo, 29 de julho de 2012

Tendinite

Antes de falarmos sobre tendinite, é necessário que se entenda o que é um tendão. O tendão é um cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, responsável por conectar os músculos aos ossos possibilitando os movimentos.

A tendinite é considerada uma doença reumatológica, provoca muita dor e seu aparecimento está relacionado a esforços excessivos ou repetitivos. Afeta, principalmente atletas e trabalhadores que fazem um mesmo movimento continuamente ( exp. quem trabalha com digitação ), mesmo aquele trabalhinho manual inocente de bordar, fazer crochê, tricô e elaboração de tapetes manuais.

Quando alguém utiliza intensamente determinados músculos, pode ocorrer um atrito nos tendões da região, o que leva à inflamação que caracteriza a tendinite. Mas ela também pode aparecer pelo envelhecimento dos tendões ou por falta de uma nutrição mais adequada ao organismo, por carência vitamínica ( uma alimentação mais sadia ).

Os sintomas variam de acordo com o grau da tendinite. Inicialmente, o paciente apresentará pequeno edema (inchaço) local e aumento da dor ao realizar certos movimentos. Com o tempo a dor demora mais a aparecer, porém se agrava mais facilmente e pode ser mais intensa e persistente. Nesses casos, o paciente apresenta diminuição da mobilidade (restrição de movimentos), diminuição da força motora e em alguns casos, redução da sensibilidade. Às vezes, a dor é tão intensa que o membro superior (conhecido popularmente como braço) não pode mais ser utilizado em tarefas cotidianas simples como dirigir, pegar objetos, escovar os dentes.

Devemos sempre ter em mente, que os alongamentos e as paradas regulares durante a execução de trabalhos manuais, são as duas maiores atitudes preventivas contra a tendinite.

O tratamento, assim como os sintomas, varia de acordo com o grau, exigindo um trabalho multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, quiropraxistas). Na fase aguda, recomendam-se repouso local, antiinflamatórios locais e gerais, terapias térmicas e físicas. Já o tratamento quiroprático visa o reposicionamento articular, melhorando a biomecânica, e consequentemente diminuindo a tensão muscular do local. 
Depois de realizado o tratamento é necessário estimular o condicionamento físico, a fim de que não ocorra a reincidência e o estabelecimento crônico da lesão.


Não basta só a ingestão de fármacos, mas os tratamentos múltiplos existentes atualmente, dentre eles aplicação de frio, Acupuntura, Quiropraxia, aplicação de Stiper, Spiral Taping, aplicação de Bandagens, Trigger Points, aplicação de Apong e outros.




A tendinite pode ser evitada! Procure alongar BEM a musculatura!

Abaixo seguem alguns tipos de tendinites e os alongamentos que devem ser feitos para evitá-las: 

Tendinite do bíceps:
Inflamação do tendão do bíceps, comum em esportes que envolvem arremesso e o uso de raquetes. Há sensibilidade, crepitação e dor na face anterior do ombro.


Tendinite do cotovelo ou epicondilite lateral (cotovelo de tenista ou de jogador de golfe):
Inflamação dos tendões dos músculos responsáveis pela extensão do punho e dos dedos. Essas pessoas geralmente sentem dor ao abrir uma porta ou levantar um copo. A dor é no cotovelo e irradia para a face lateral do antebraço.



Tendinite calcânea:
Inflamação do tendão de Aquiles e constitui de 9 a 18% das lesões de corrida. Geralmente acomete pessoas que começam a correr, depois de um período de inatividade. Há dor ao caminhar, principalmente quando se utiliza um calçado de solado rígido.



SEMPRE MANTER A POSTURA DO ALONGAMENTO POR 20 SEGUNDOS.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dor crônica encolhe o cérebro

A dor crônica, principalmente a das costas, pode reduzir de forma irreversível o tamanho do cérebro, sugere um estudo publicado nos Estados Unidos.

Pessoas que sofrem de dor crônica nas costas por um ano podem apresentar uma redução na substância cinzenta do cérebro.


Se você sofre de dor nas costas, tome nota: Um estudo recente revelou que pessoas que sofrem de dor crônica nas costas por um ano podem apresentar uma redução na substância cinzenta do cérebro equivalente à quantia perdida pelas pessoas normais em 10 a 20 anos. Substância cinzenta é o tecido escuro do cérebro que é composto dos corpos dos neurônios; é o centro de "pensamento" do cérebro, responsável pela memória e pelo processamento de informações. 

Pesquisadores da Northwestern University já tinham observado uma redução de atividade no hipotálamo --área do cérebro com importância na tomada de decisões e no comportamento social-- em pacientes com dores nas costas.

Agora, neste novo estudo divulgado pelo "Journal of Neuroscience", a mesma equipe diz que algumas das alterações poderão ser irreversíveis. E mais: elas podem tornar ineficaz o tratamento da dor.

Se a teoria se confirmar, torna-se ainda mais importante tratar a dor na fase inicial para evitar quaisquer alterações permanentes, disse Vania Apkarian, coordenadora do estudo.

Os pesquisadores compararam 26 pacientes que sofriam de dor crônica nas costas com 26 voluntários saudáveis. Os pacientes com dor tinham vários diagnósticos diferentes envolvendo o sistema musculoesquelético com radiculopatia (dor irradiada, entorpecimento e agulhadas causadas pela compressão das raizes nervosas na coluna). A diminuição normal da substância cinzenta em indivíduos normais é da ordem de 0,5 por cento por ano; entretanto, os investigadores descobriram que nos sofredores crônicos a diminuição encontrada foi de 11 por cento por ano. Além do mais, quanto mais tempo o quadro doloroso, mais substância cinzenta foi perdida. 
 
Os pesquisadores concluíram "que dor crônica nas costas (mantida por pelo menos 6 meses) é acompanhada por um desequilíbrio da química normal de cérebro... implicando em perda de neurônios e disfunção nesta região, além de redução na capacidade cognitiva numa tarefa que implica no processamento da área pré-frontal." 
Embora pesquisas adicionais sejam necessárias, as conclusões deste estudo devem servir de aviso para aqueles que sofrem de dores crônicas, chamando a atenção para que procurem cuidado profissional o quanto antes. 
O tratamento quiroprático apresenta grande eficiência no tratamento do sistema musculoesquelético, e das dores nas costas! 

O que os investigadores precisam descobrir agora é se esta perda é permanente ou pode ser recuperada com tratamento. "É possível que alguma da redução de matéria cinzenta observada no estudo reflita encolhimento de tecido sem perda substancial de neurônios, sugerindo que um tratamento adequado poderá reverter a situação", disse Apkarian.
 

Maneira como cérebro responde a emoções pode prever surgimento de dor Crônica diz outra pesquisa.


A maneira como o cérebro de uma pessoa responde às emoções pode dizer se uma lesão nas costas vai se tornar um problema de dor crônica ou não. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e publicado na edição desta semana da revista Nature Neuroscience. “Pela primeira vez, fomos capazes de explicar o motivo pelo qual parte das pessoas com lesão nas costas desenvolve um quadro de dor crônica e outras não”, diz Vania Apkarian, que coordenou o trabalho. Ela explica que sofrer uma lesão não é suficiente para acarretar a dor contínua. De acordo com a pesquisa, o problema é resultado de uma maior comunicação entre duas regiões específicas do cérebro: uma, responsável pelas respostas do cérebro às diferentes emoções, e a outra, pelas reações do cérebro com mudanças de ambiente.
O estudo se baseou nos dados de 39 pessoas que sentiam dores na região lombar há ao menos um mês e até quatro meses antes de a pesquisa começar. Nenhum desses indivíduos havia tido problemas de dores nas costas antes. No início do trabalho e mais outras três vezes durante um ano os participantes passaram por avaliações nas quais fizeram exames de ressonância magnética e relataram a intensidade da dor. Após 12 meses, 20 pacientes haviam se recuperado e os outros 19 foram classificados como portadores de dor crônica.
  
Os autores concluíram que, entre os pacientes que desenvolveram dor crônica, a comunicação entre essas duas regiões do cérebro foi muito maior — ou seja, o cérebro reagiu de maneira mais intensa à lesão inicial — do que os outros participantes. Além disso, essa maior comunicação foi demonstrada desde o começo da pesquisa, o que mostra que essa característica pode ajudar a prever se uma pessoa vai ou não ter de conviver com a dor por um tempo prolongado. Segundo os pesquisadores, os próximos passos da equipe serão novos estudos que busquem, com base nessas constatações, novas terapias para tratar a dor crônica.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Quiropraxia em Crianças

Quando eu devo levar meu filho a um quiropraxista?


Video sobre caso de Torcicolo Congênito tratado com Quiropraxia.




QUANDO você quiser que seu filho tenha acesso a todos os benefícios de um tratamento natural e sem medicamentos desnecessários. 
A primeira visita de seu filho ao quiropraxista pode ser uma experiência bastante agradável, sem injeções dolorosas ou procedimentos agressivos e invasivos. Seu filho deveria ser examinado durante o tão importante primeiro ano de vida, seja devido a um trauma vertebral que pode ocorrer durante o nascimento, seja pelos freqüentes tombos que acontecem quando ele está ensaiando seus primeiros passos. Levantar a criança ou carregá-la inadequadamente também podem contribuir para provocar tensões vertebrais. A coluna vertebral de uma criança cresce cerca de 50% de seu comprimento durante o primeiro ano, e é este período de grande crescimento e mudanças tão evidentes no desenvolvimento deste pequeno organismo, que torna o exame quiroprático tão importante nas fases iniciais da vida de seu filho.

QUANDO você quer dar para seu filho a vantagem de possuir uma boa saúde. 
Os quiropraxistas acreditam que é muito mais importante prevenir as doenças do que esperar que uma enfermidade se desenvolva. Além dos ajustes regulares, você receberá orientações sobrealimentação, exercício e hábitos de postura, auxiliando assim no desenvolvimento de uma criança cujo corpo é estrutural e funcionalmente bom. Seu filho também poderá aprender, desde cedo, bons hábitos de saúde, o que pode ser benéfico a ele quando adulto.

QUANDO seu filho leva uma queda. 
Crianças levam numerosos tombos enquanto estão aprendendo a caminhar, andar de bicicleta, ou até mesmo enquanto estão saltando ou correndo de um lado para outro. Mas, mesmo depois de suas lágrimas secarem, danos subjacentes podem não ser facilmente detectáveis - como ocorre com uma vértebra desalinhada durante o período mais importante da formação da coluna vertebral. Exames vertebrais regulares podem prover correção efetiva para seu filho e paz de espírito para você.

QUANDO seu filho pratica esportes regularmente. 
Um empurrão nas costas num jogo de futebol ou basquete pode machucar uma coluna jovem, tirando uma vértebra de seu alinhamento. Um quiropraxista pode fazer mais do que corrigir este problema; ele também pode ajudar a melhorar o desempenho desse atleta-mirim, ajudando o corpo a funcionar em nível ótimo, naturalmente, sem estresses e sem medicamentos.

A QUIROPRAXIA é segura para meu filho?
A QUIROPRAXIA é uma das formas mais seguras de cuidado de saúde. Como a coluna vertebral de uma criança é muito mais flexível do que a de um adulto, os ajustes são, substancialmente, diferentes durante os primeiros anos de vida. Neste caso, o quiropraxista aplica somente uma leve pressão para fazer os ajustes vertebrais. Sob circunstâncias normais, esses ajustes são indolores e não machucarão seu filho. Os quiropraxistas não usam medicamentos que às vezes causam efeitos colaterais mais prejudiciais que a própria doença. O uso indiscriminado de medicamentos também pode causar dependências químicas, até mesmo em crianças. Os quiropraxistas não executam nenhum procedimento invasivo (como cirurgia) que, às vezes, podem ter efeitos irreversíveis. Estas são algumas das razões que fazem com que mais de 50 milhões de pessoas no mundo todo escolham a QUIROPRAXIA para cuidar de suas crianças.

Qual a efetividade da QUIROPRAXIA em crianças?
A QUIROPRAXIA têm provido cuidado efetivo e seguro em crianças a mais de 100 anos. Há algumas publicações de estudos na Alemanha, Austrália, Dinamarca e Estados Unidos que confirmam a efetividade de QUIROPRAXIA para uma variedade de enfermidades da infância. Estas evidências científicas estão crescendo a cada dia. Além disso, as crianças geralmente respondem com mais efetividade ao ajuste do que os adultos.

E se minha criança tem um problema de saúde que não responde ao cuidado quiroprático?
A obrigação primária do quiropraxista é o bem-estar da criança. Quando alcançamos os limites de nossa habilidade e autoridade, é nosso dever indicar quais os campos de tratamento possíveis de maneira ética, encaminhando aos profissionais que possuem as condições necessárias para prover a maior efetividade no tratamento do paciente.
Há tantos especialistas e tantas técnicas diferentes de cuidado de saúde: quem é realmente responsável pela saúde de minhas crianças? Você! Como pai ou mãe, você é responsável pela saúde de seus filhos, e tem que usar seu melhor julgamento sobre o que é apropriado para eles. Felizmente, há vários profissionais que podem lhe ajudar a tomar suas decisões, e isso inclui seu quiropraxista, pediatra e dentista. Estes profissionais podem compor o time que vai cuidar da saúde de seu filho.

DOENÇAS INFANTIS E A QUIROPRAXIA

ASMA INFANTIL: 
No Brasil centenas de milhares de pessoas com asma são hospitalizadas por ano e há centenas de casos fatais, a maioria com menos de 25 anos de idade. O custo de lidar com essa doença é enorme. Estatística feita pela empresa Inglesa Bether Health Medical Netwark:

"Houve um aumento de 46% no número de casos de asma entre 1982 e 1998, com um crescimento de 80% em crianças menores de 18 anos.

"De 5 a 17 anos de idade, a asma causa uma perda anual maior que 10 milhões de dias letivos por ano.

"A asma é responsável por mais hospitalizações que qualquer outra doença infantil.

"Crianças com asma ficam 7,3 milhões de dias por ano na cama.

"Os custos para o tratamento da asma estão estimados em cerca de 6,2 bilhões de dólares, que representam quase 1% do custo total de gastos médicos nos Estados Unidos.

"Em 1991 mais de 5.200 americanos morreram de asma.

Na Inglaterra é estimado que 15 milhões de pessoas sofrem de asma sendo que 14,8 milhões são crianças ou jovens menores de 18 anos.

CÓLICA INFANTIL: 
Em 1989, Klaigart, Nilsson, Jacobson publicaram um estudo retrospectivo, feito em 316 crianças com cólica infantil. Os autores observaram que 94% das crianças apresentaram visível melhora com tratamento quiroprático, após 14 dias do início do tratamento. As crianças incluídas no estudo tinham cólica infantil de intensidade moderada a grave, sem outros problemas de saúde. (página 10 do livro "Estudo Sobre a Quiropraxia").

A HIPERATIVIDADE: 
Existe muita controvérsia a respeito do uso de medicamentos para controlar crianças hiperativas; as drogas usadas para controlar essas crianças são perigosas, imprevisíveis e não tratam a raiz do problema.
Muitos pesquisadores sugerem que o aumento de atividade é devido a vários fatores, incluindo efeitos de medicamentos usados por longo prazo, imunização e fatores neurológicos de interferência no sistema nervoso.
A dieta é um componente importante para crianças hiperativas; o açúcar é identificado como o fator que mais contribui para a hiperatividade. Vários cereais matinais contêm altas concentrações de açúcar, além de outros conservantes.
Quiropraxistas acreditam que a parte neurológica tem forte influência em crianças hiperativas. A Quiropraxia sugere que esta interferência tem origem em fatores diretamente vinculados a disfunção articular. A Quiropraxia remove as interferências do sistema nervoso através dos ajustes articulares e permite um melhor funcionamento neurológico da criança.
A Quiropraxia, através dessa prática, combinada com a atenção e dieta, oferece às famílias uma alternativa, sem uso de medicamentos usualmente receitados às crianças hiperativas.

ENURESE NOTURNA: 
Pesquisas mostram o beneficio da Quiropraxia para as crianças que sofrem "Enuresis Nocturno", mais conhecido como hábito de urinar na cama. O "Jornal of Manipulative and Physiological Therapeutics", em artigo recente, mostra "uma melhora importante em crianças com este problema quando comparadas com crianças que não receberam os cuidados da Quiropraxia".Foram pesquisadas 171 crianças que sofriam enurese, em média de sete noites por semana. Com o tratamento quiroprático as noites molhadas se reduziram para quatro por semana e após dois meses de tratamento, 25% das crianças mostraram uma redução de 50%. Surpreendentemente, em algumas crianças a melhora é imediata, bastando o primeiro ajuste de Quiropraxia. Estes procedimentos dispensam o uso de medicamentos para corrigir a disfunção. Em outras palavras, os profissionais consideram o ajuste a melhor maneira de tratar o problema, em vez de dar remédios para as crianças.


 A NÃO UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E A ABORDAGEM PREVENTIVA DA QUIROPRAXIA, A FAZEM PERFEITAMENTE APROPRIADA PARA RECÉM-NASCIDOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES.