domingo, 29 de julho de 2012

Tendinite

Antes de falarmos sobre tendinite, é necessário que se entenda o que é um tendão. O tendão é um cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, responsável por conectar os músculos aos ossos possibilitando os movimentos.

A tendinite é considerada uma doença reumatológica, provoca muita dor e seu aparecimento está relacionado a esforços excessivos ou repetitivos. Afeta, principalmente atletas e trabalhadores que fazem um mesmo movimento continuamente ( exp. quem trabalha com digitação ), mesmo aquele trabalhinho manual inocente de bordar, fazer crochê, tricô e elaboração de tapetes manuais.

Quando alguém utiliza intensamente determinados músculos, pode ocorrer um atrito nos tendões da região, o que leva à inflamação que caracteriza a tendinite. Mas ela também pode aparecer pelo envelhecimento dos tendões ou por falta de uma nutrição mais adequada ao organismo, por carência vitamínica ( uma alimentação mais sadia ).

Os sintomas variam de acordo com o grau da tendinite. Inicialmente, o paciente apresentará pequeno edema (inchaço) local e aumento da dor ao realizar certos movimentos. Com o tempo a dor demora mais a aparecer, porém se agrava mais facilmente e pode ser mais intensa e persistente. Nesses casos, o paciente apresenta diminuição da mobilidade (restrição de movimentos), diminuição da força motora e em alguns casos, redução da sensibilidade. Às vezes, a dor é tão intensa que o membro superior (conhecido popularmente como braço) não pode mais ser utilizado em tarefas cotidianas simples como dirigir, pegar objetos, escovar os dentes.

Devemos sempre ter em mente, que os alongamentos e as paradas regulares durante a execução de trabalhos manuais, são as duas maiores atitudes preventivas contra a tendinite.

O tratamento, assim como os sintomas, varia de acordo com o grau, exigindo um trabalho multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, quiropraxistas). Na fase aguda, recomendam-se repouso local, antiinflamatórios locais e gerais, terapias térmicas e físicas. Já o tratamento quiroprático visa o reposicionamento articular, melhorando a biomecânica, e consequentemente diminuindo a tensão muscular do local. 
Depois de realizado o tratamento é necessário estimular o condicionamento físico, a fim de que não ocorra a reincidência e o estabelecimento crônico da lesão.


Não basta só a ingestão de fármacos, mas os tratamentos múltiplos existentes atualmente, dentre eles aplicação de frio, Acupuntura, Quiropraxia, aplicação de Stiper, Spiral Taping, aplicação de Bandagens, Trigger Points, aplicação de Apong e outros.




A tendinite pode ser evitada! Procure alongar BEM a musculatura!

Abaixo seguem alguns tipos de tendinites e os alongamentos que devem ser feitos para evitá-las: 

Tendinite do bíceps:
Inflamação do tendão do bíceps, comum em esportes que envolvem arremesso e o uso de raquetes. Há sensibilidade, crepitação e dor na face anterior do ombro.


Tendinite do cotovelo ou epicondilite lateral (cotovelo de tenista ou de jogador de golfe):
Inflamação dos tendões dos músculos responsáveis pela extensão do punho e dos dedos. Essas pessoas geralmente sentem dor ao abrir uma porta ou levantar um copo. A dor é no cotovelo e irradia para a face lateral do antebraço.



Tendinite calcânea:
Inflamação do tendão de Aquiles e constitui de 9 a 18% das lesões de corrida. Geralmente acomete pessoas que começam a correr, depois de um período de inatividade. Há dor ao caminhar, principalmente quando se utiliza um calçado de solado rígido.



SEMPRE MANTER A POSTURA DO ALONGAMENTO POR 20 SEGUNDOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário