sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mitos e Verdades sobre a Coluna Vertebral

Estar com sobrepeso contribui para as dores nas costas?

VERDADE -  A dor nas costas é mais comum em pessoas que estão fora de forma. O excesso de peso comprime a coluna e aperta os discos intervertebrais, tornando-os propensos à herniação e à degeneração. Pessoas com a barriga muito grande forçam uma curvatura natural que temos na coluna lombar, levando à hiperlordose, gerando uma alteração postural. Contudo, a solução também não é emagrecer excessivamente: as pessoas muito magras, como as que sofrem de anorexia, também podem apresentar dor nas costas, devido à deficiência de nutrientes e à perda de massa óssea, que pode resultar em fratura.

Colchões mais duros são melhores?

MITO - Um estudo de longa duração realizado na Espanha, com pessoas que apresentavam dores nas costas não específicas. mostrou que as pessoas que dormiam em colchões de densidade média/firme tiveram menos dor e desabilidade do que aquelas que dormiram em colchões firme. No entanto, dependendo dos hábitos de sono e a causa da dor nas costas, pessoas diferentes podem precisar de diferentes colchões. O colchão bom é aquele em que você dorme e acorda descansado, recuperado, pronto para o novo dia!

A dor nas costas piora com a idade?

MITO - Uma nova publicação de agosto de 2012 do Jornal Chiropractic Manual Therapy tento responder a questão. O propósito foi determinar se qualquer tipo de dor nas costas, do pescoço até a lombar, se torna mais comum em populações mais idosas através da comparação com a prevalência em pessoas de idade média. Também procuraram se havia aumento continuado até idade mais avançada.
A revisão considerou 12 estudos. Os revisores concluíram que a dor nas costas não é mais comum em pessoas com mais de 60 do que em aqueles em idade média. Também descobriram que a dor nas costas não aumenta conforme você envelhece. Na realidade, as pesquisas sugerem que a dor nas constas diminui em pessoas mais velhas.


Devemos sempre sentar com a coluna ereta?


MITO - Tudo bem que sentar curvado é ruim para a coluna. Mas  sentar muito reto por longos períodos também pode ser prejudicial. Se você passa muito tempo sentando, o ideal é, durante o dia, tentar levantar-se, fazendo pausas e evitar ficar muito tempo sentado. O corpo é desenvolvido para o movimento Precisamos nos movimentar.




Eu tenho dor nas costas, então eu devo ficar na cama e repousar?

MITO - Dependendo da fase da dor. Por exemplo, na fase aguda da lesão, o repouso pode ser útil para acalmar a dor e evitar mais lesões no tecido. No entanto, a fase aguda geralmente dura poucos dias. Para dores de longa duração é recomentado movimento, atividade. Isto vai:

  • Acelerar a cura através do bombeio do lixo metabólico
  • Prevenir recidiva de lesão pelo fortalecimento dos músculos, equilibrando a força dos grupos musculares opostos e aumentando a flexibilidade
  • Aliviar a depressão pela liberação de endorfinas.

Exercício faz mal para a dor nas costas?

MITO - Um grande mito. A verdade é que exercícios regulares previnem as dores nas costas. Para quem sofreu uma lesão aguda, os exercícios físicos dever ser feitos de forma controlada e orientada, adaptados para a capacidade física do paciente. Conforme o paciente vai evoluindo, os exercícios gradualmente poder ir aumentando de intensidade. Assim que a dor aguda desaparecer, o recomendado é que seja inserido um novo hábito de vida, com rotina de exercícios para evitar a futura recorrência das dores nas costas.

Quem sofre de dor nas costas precisa de cirurgia?

MITO - Somente uma pequena porcentagem de pessoas que sofrem de dor nas costas requer cuidados cirúrgico. A pesquisas demostram que aproximadamente 90% das dores nas costas desaparecem com o tratamento conservador, como por exemplo,  A QUIROPRAXIA. Existem poucos casos nos quais a cirurgia seria indicada, como fratura cervical ou se a pessoa tiver sintomas como fraqueza nas duas pernas com piora progressiva, e/ou incontinência fecal/urinária, cuja causa seja a coluna vertebral.

A dor vem de dentro da sua cabeça?


VERDADE - Toda dor é real, mesmo uma causa física que não consiga ser descoberta. O sistema nervoso recebe os estímulos de dor e "processa" esta informação no cérebro e responde a este estímulo com a mensagem de dor. Portanto, a dor está dentro da cabeça, no cérebro.



Mesmo com dor, eu posso fazer minhas atividades favoritas?

VERDADE - Pesquisas recentes em neurociência voltadas para o manejo da dor têm considerado como tratamento a distração, a mudança de foco da dor para algo que dê prazer. Portanto, se jardinagem é algo que a pessoa com dor nas costas gosta de fazer, pela distração do cérebro e pela mudança de foco, é indicado que se faça essa atividade. Mesmo que biomecanicamente a articulação, a coluna e os músculos possam ficar em posição inadequada, não devemos esquecer do cérebro, que é quem, na verdade processa todas as informações.
Devemos exercitar o corpo físico e o corpo virtual (que é a imagem cerebral que temos do nosso corpo físico no cérebro).





Fonte: yahoo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário