segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Osteoporose


A osteoporose era uma doença popularmente conhecida por acometer pacientes idosos. Era associada principalmente a mulheres, e quando a doença se manifestava elas ficavam com a coluna muito curvada ou simplesmente não pudiam mais andar. Atualmente cerca de 20 milhões de mulheres americanas sofrem de osteoporose, porém 80% não sabe. A osteoporose é uma condição crônica e progressiva.
  
Esta doença é um produto do corpo, não para formar novo osso suficiente, e ou / ou quando o corpo absorve a maior parte do osso velho. Poucas pessoas sabem que à medida que a idade do cálcio e fosfato que forma os ossos podem ser reabsorvidos de volta para o corpo. Isso faz com que o tecido ósseo mais fracos resultando em ossos frágeis e frágeis, que são suscetíveis a fraturas, mesmo sem ferimentos. 

A maioria dos casos de osteoporose ocorre em mulheres em idade de menopausa, quando uma queda nos níveis de estrogênio em mulheres causador da doença para o avanço (ou ao redor da mesma idade, uma queda de testosterona nos homens). Mais mulheres do que homens acima dos 50 anos serão diagnosticados com esta doença.
Esta condição pode levar a fraturas, principalmente na região do quadril, coluna e punhos.Os idosos podem sofrer de incapacidade ou até mesmo sofrerem complicações que levem a morte devido a estas fraturas. De forma alarmante, uma em cada duas mulheres e um em cada 8 homens vão sofrer uma fratura relacionada a osteoporose em sua vida.  
 A osteoporose é assintomática e indolor até que ocorra uma fratura. E importante descobrir como estão seus ossos agora, e se necessário ajustar seu estilo de vida para evitar o progresso da doença.

Quais os factores de risco para a Osteoporose?

Fatores intrínsecos - sobre os quais não temos capacidade de intervenção como sexo(feminino), estado hormonal (carência de estrógenos), idade (envelhecimento), raça (branca) e estatura (pequena)
Fatores extrínsecos - em que podemos interferir com o objetivo de diminuir o seu impacto sobre o organismo como estilo de vida (alimentação, álcool, cafeína, tabagismo, sedentarismo),doenças(endócrinas, gastro-intestinais, renais, câncer) e medicamentos (corticóides, anticonvulsivos, doses excessivas de hormônio tireoideanos, etc..)




A prevenção é o melhor caminho!

Os ossos humanos crescem até aos 20 anos. A partir dessa idade o tamanho permanece estável, mas aumenta a densidade até aos 35 anos. É a partir dessa idade que a massa óssea começa a perder-se progressivamente. A velocidade de perda é diferente nos homens e mulheres, sendo mais rápida nestas, sobretudo após a menopausa.





Medidas de prevenção

1- 
Fornecimento de cálcio
2- Fornecer quantidades adequadas de vitamina D por exposição moderada ao sol e ingestão de alimentos ricos nesta vitamina;
3- Praticar exercício físico com regularidade e bem orientados.
4- Abandonar o excesso de tabaco e de álcool;
5- Prevenir quedas que têm como consequência a morte, lesões, fraturas, hospitalizações, incapacidade permanente, isolamento social e problemas psicológicos. Os programas de exercício, entre outras vantagens, aumentam a capacidade muscular e a confiança;
6- Fazer o diagnóstico (densitometria óssea)
7- Educar a população - o conhecimento dos factores de risco através de campanhas de consciencialização melhora a compreensão da doença e incentiva as pessoas a adoptar estilos de vida mais saudáveis interferindo sobre os factores extrínsecos;
8- Iniciar medicamentos de substituição (terapêutica hormonal de substituição) quando e nas condições ordenadas pelo seu médico, nas mulheres após a menopausa.

Dois terços das fraturas na coluna vertebral decorrentes da osteoporose não são diagnosticados e acabam não tendo tratamento adequado.

O alerta foi feito pela IOF (Fundação Internacional da Osteoporose, na sigla em inglês) ontem, dia mundial de combate à doença.
Segundo estimativa da organização, a cada 22 segundos ocorre uma fratura vertebral no mundo, a maior parte em função da osteoporose.



Reduza e evite a osteoporose

Exercite-se! Os exercícios físicos dão força muscular e fortalecem os ossos, minimizando o risco de quedas. O trabalho com pesos e a musculação têm mostrado excelentes resultados em pessoas com osteoporose, melhorando a densidade do osso e diminuído o risco de fratura. Atenção! Embora seja um ótimo exercício, a natação resiste à gravidade e não ajuda a manter ou recuperar a densidade óssea.
Entre os alimentos que fornecem cálcio para o organismo, estão legumes escuros (brócolis, couve, mostarda,espinafre, agrião), tofu, sardinha, salmão, amêndoas e castanha-do-pará.
Ingira vitamina D, que é necessária para a absorção do cálcio pelo osso. Os raios solares, por pelo menos 20 minutos diários, ativam a sua produção. Peixes (salmão, atum, sardinha), gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e germe de trigo são fontes com vitamina D.


A quiropraxia pode ajudar ...
Converse com seu quiropraxista sobre maneiras de melhorar a saúde dos seus ossos. Quiropraxistas graduados são treinados para tratar pacientes de todas as idades e podem ajudar pessoas que sofrem de osteoporose a levar vidas mais saudáveis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário